CANAIS INTERATIVOS

NOTÍCIAS

12 de novembro de 2019

HMTJ e UPA destacam seus homenageados na “Menção Honrosa” da Ouvidoria Municipal

Pelo décimo ano, servidores de entidades prestadoras de serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde) recebem a "Menção Honrosa" em homenagem promovida pela Ouvidoria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Ouvidores, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A entrega da honraria, em 2019, aconteceu na segunda-feira, 11 de novembro, no Theatro Paschoal Carlos Magno. O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus e a UPA Santa Luzia tiveram funcionários reconhecidos entre os 26 escolhidos este ano.


Pelo HMTJ, o destaque foi o contador Luiz Carlos Alves, colaborador mais antigo da instituição. Ele viveu todos os períodos de transformação por que passou a estrutura nas últimas quatro décadas, é pai de um filho já adulto, com mais de 30 anos de casamento e sempre considerou o hospital uma extensão de sua residência. "Passo mais tempo aqui do que em casa", pontua. Ele chegou, em 1979, já com a "Maternidade" (como carinhosamente ainda a denomina) funcionando no endereço atual, pouco depois da inauguração na rua que ganhou o nome de seu fundador, Dr. Dirceu de Andrade.


Pela UPA Santa Luzia, foram duas homenagens. A médica Gláucia Alvim da Silva Sant'Anna, que é coordenadora pediátrica da Unidade desde 2010, foi indicada pela equipe por ser considerada uma pessoa querida e admirada por todos que junto dela trabalham. Mãe de dois filhos e casada com o também médico, anestesiologista, Roberto Sant'Anna, do Hospital Monte Sinai e da equipe do HMTJ. Dra. Gláucia tem longa carreira de serviços prestados ao SUS e sempre lutou pelos usuários do sistema, em especial na atenção primária, buscando ainda formas de reivindicar a atenção que merece a Pediatria: "valorizar a Pediatria é valorizar a criança e o futuro", conclui.
E este ano, indicada pela Ouvidoria, também foi homenageada outra funcionária da UPA, a técnica de Enfermagem Silmara Renata da Silva que foi funcionária da Ouvidoria Municipal de Saúde de Juiz de Fora por 12 anos, onde é muito querida por todos. Ela trabalha na equipe de Enfermagem na UPA Santa Luzia, onde está há 4 meses.


A solenidade foi aberta com apresentação do Coral da Cesama. Contou com a participação do Prefeito Antônio Almas, representantes da Câmara e da Saúde. A Ouvidora municipal, Samantha Borchear enalteceu além dos homenageados, todos os representantes das ouvidorias da região e destacou um resultado muito positivo. Um local muito reconhecido por ser um lugar de reclamações, a Ouvidoria sempre recebeu elogios também, mas neste ano, os números subiram de perto de 30 ou 40 elogios por ano para quase 200. O que na opinião dela é reconhecimento do valor do SUS e das pessoas que lutam para que ele seja cada dia melhor.