O HOSPITAL

APRESENTAÇÃO

Hospital Geral

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) presta assistência à saúde como hospital geral em diversas especialidades. Possui certificação máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA), como Hospital Acreditado com Excelência, nível 3. Faz parte da Rede Sentinela, da Anvisa e, de forma regional, trabalha os princípios do Sistema de Qualidade da Gestão, SGQ:5S, sob selo SENES e premiação na área de Sustentabilidade.


É uma associação civil de fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, regulada, quanto a criação e funcionamento, pelo Código Civil. Possui títulos de utilidade pública federal (Decreto 52.066/63), estadual (Decreto 6.307/74) e municipal (Decreto 1.320/60), e encontra-se registrada no Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, sob o nº 065.057/66. Possui uma parceria firmada com a FCMS/JF – Suprema, em 2005, constituída como um convênio de cooperação mútua.


O Hospital firmou contratualização com a Prefeitura de Juiz de Fora (Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos do SUS, com base nas Portarias nº 1.721/2005 e nº 635/2005), cumprindo metas de atendimento para assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). E sua inclusão na Rede 100% SUS Juiz de Fora aconteceu no dia 10 de outubro de 2013, através da Portaria 2356.

Número de leitos

Contando com 290 leitos ativos, o Hospital destina 100% de seus leitos ao Sistema Único de Saúde. Possui 50 leitos de UTI Tipo II: 40 Adultos, 08 Neonatais e 02 Pediátricos e 240 leitos de internação em enfermaria. Conta ainda com 8 salas de cirurgia e 42 consultórios para atendimento aos usuários do SUS. É credenciado pelo Ministério da Saúde para atendimento em alta complexidade em Cirurgia Bariátrica,  Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia,  Cirurgia Cardíaca Adulto e Pediátrica e Cardiologia Intervencionista, e também realiza atendimento às gestantes de alto risco provenientes da macrorregião. Atualmente, associado à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) atende crianças e adultos de todo o país para cirurgias cardíacas e procedimentos de Hemodinâmica. 

Exames e consultas: SADT

Cada vez mais estruturado, o HMTJ oferece vários exames, como tomografia computadorizada, análises clínicas em laboratório próprio, ultrassonografias, RXs (radiologia), fisioterapia, colonoscopia, endoscopia digestiva alta, histerectomia, colposcopia, USG, além de realizar aproximadamente 7.000 consultas/mês nas mais diversas especialidades.

 

 


 

História do HMTJ

A Maternidade Therezinha de Jesus foi fundada em 01 de Dezembro de 1926, pelos médicos José Dirceu de Andrade, Navantino Alves e Renato de Andrade Santos, como Entidade Filantrópica. Foi inaugurada em 01 de Janeiro de 1927, no prédio na Avenida Quinze de Novembro, atual Avenida Getúlio Vargas. Em 08 de Janeiro de 1927, às 19h, ocorre o primeiro nascimento. O bebê, do sexo feminino, recebeu o nome de Therezinha de Jesus sendo este o nome pelo qual a Maternidade foi batizada.


Cinco anos depois, em 1931, após doação do Governo de Minas Gerais, a Instituição passa a funcionar na Rua São Mateus. Em 1955, foi construído um anexo, onde foi instalada uma lavanderia. Este anexo foi alugado à Obra Social Santa Mônica, destinando-se também ao abrigo de mães desamparadas, sem famílias constituídas, que tinham permissão para trabalhar no local. Segundo dados estatísticos, enquanto endereçada na Rua São Mateus, atendeu 81.410 nascimentos.


Em 1978, a Maternidade foi transferida para a atual sede, à Rua Dr. Dirceu de Andrade sob a direção, do médico Amaury Teixeira Leite Andrade, em terreno próprio, com 12.700m². Até o ano de 2005, foram realizados 150 mil partos.


A partir de 15 de Setembro de 2005, a instituição passa a ser conveniada com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), Suprema, recebendo a partir de então a denominação de Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e passando a prestar assistência à saúde, em âmbito geral, com diversas especialidades.


Desde então, o prédio principal recebeu ampliações onde foram criados novos setores, como Unidade de Terapia Intensiva Adulta e Neonatal, Centro de Parto Normal, enfermarias masculina, pediatria, consultórios médicos, clínica de fisioterapia, laboratório de análises clínicas, recepções de urgência e emergência e do Centro de Parto Normal. Também foram construídos anexos, onde funcionam salas de aula e biblioteca, lavanderia e abrigo de resíduos hospitalares. Os demais setores, já existentes, foram reformados, obedecendo à legislação pertinente. São eles: centro cirúrgico, enfermaria feminina, apartamentos, postos de enfermagem, Serviço de Nutrição e Dietética, Central de Material Esterilizado, necrotério, recepção principal, departamento de pessoal, tesouraria e manutenção.

Veja a apresentação:

 

 

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Para receber as últimas notícias e atualizações

(32) 4009-2277
Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus,
Juiz de Fora - MG, 36025-140

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


Futuro Comunicacao