O HOSPITAL – COMISSÕES HOSPITALARES

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, de acordo com legislação pertinente que determina a implantação e o funcionamento de comissões responsáveis pela padronização dos processos internos e pela qualidade e segurança dos serviços prestados aos nossos clientes, dispõe assim de diversas comissões e comitês.


CCIH

Preconiza atividades de prevenção e controle com orientações e supervisão de medidas estabelecidas pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares – SCIH, em conjunto com as equipes de saúde.
Os serviços de Análises Clínicas, Microbiologia e Patologia não estão acima representados por serem serviços terceirizados.


CIPA

A Cipa é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ou seja, voltada aos colaboradores, para prevenir acidentes no local de trabalho. É composta por representantes do empregador e dos empregados. Conforme a norma NR 5, todas as empresas privadas e publicas são obrigadas a organizar uma Cipa e mantê-la em funcionamento.
O objetivo da Comissão é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.


CIPMMOFI

É um comitê institucional, com o objetivo de investigar e fornecer ao Comitê Estadual e Municipal informações confidenciais sobre mortes maternas e infantis ocorridas nesta Instituição, ou que o cliente tenha sido assistido em algum momento por seus profissionais.


COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA

Eleita pelo corpo clínico para investigar as condutas médicas.


NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE – NSP

Visa à prevenção de eventos que possam causar prejuízos ao cliente e, consequentemente, à Instituição. Busca excelência na qualidade e na segurança do serviço prestado ao paciente, minimizando, controlando e gerenciando os riscos através de orientações e educação continuada, cobrando atitudes preventivas e corretivas, a partir da notificação ao setor envolvido no evento.


COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA

É um órgão de caráter construtivo, cujas ações estão voltadas para a assistência farmacêutica visando ao uso racional, à padronização, à definição de critérios para aquisição, armazenamento, prescrição e dispensação de medicamentos padronizados ou não. Tem também como finalidade o estabelecimento de critérios e métodos de avaliação do uso de medicamentos disponíveis para dispensação.


COMISSÃO DE REVISÃO DE ÓBITO

Tem como objetivo a análise detalhada de todos os óbitos ocorridos no Hospital.


COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIOS

Tem como missão a busca da melhoria da qualidade dos registros e anotações necessárias para elaboração do prontuário clínico.


COMITÊ TRANSFUSIONAL

Tem como meta realizar recrutamento de doadores de sangue, além de cumprir as normas de acondicionamento e hemotransfusão, controlando a entrada e a saída de hemoderivados, através de profissionais capacitados.


EMTN

Realiza procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral ou Enteral.


GTH

Conduz um processo permanente de mudança da cultura de atendimento à saúde, promovendo o respeito à dignidade humana, possibilitando a integração entre os funcionários, buscando um bom ambiente de trabalho.


PGRSS

Visa a uma correta gestão dos resíduos gerados pelo HMTJ, proporcionando a saúde pública e ao meio ambiente e, principalmente, à unidade geradora. Promove redução dos riscos de acidentes do trabalho, poluição, contaminação, além da contribuir para a saúde ocupacional dos colaboradores.