UTI Neonatal


UTI Neonatal e Pediátrica


A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do HMTJ disponibiliza atualmente 10 leitos operacionais, sete leitos na Unidade Intermediária (UI), além de dois leitos de Unidade Canguru. Todos os bebês assistidos no setor são oriundos da regulação realizada pelos órgãos competentes e conforme pactuação com o Sistema Único de Saúde.
Para a assistência a equipe multidisciplinar da unidade é composta por enfermeiros especializados, uma enfermeira-cooderanadora, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista clínica, além de médicos neonatologistas, sendo toda a equipe coordenada por uma médica pediatra também especialista em Neonatologia. O setor funciona 24 horas em regime de plantões.

O HMTJ realiza os Testes do Pezinho, Orelhinha, Linguinha, Coraçãozinho e Olhinho para pacientes internos.



Visitas (funcionamento alterado durante a pandemia de Covid-19)


Devido a pandemia da Covid-19 o horário de visita foi modificado e pode sofrer alterações.

Mães que estiverem amamentando: Poderá vir de manhã a partir das 08h ou a tarde até às 20h. Caso saia do hospital não pode retornar.

Mães que não estiverem amamentando: de 14 às 16h leitos pares e de 16 às 18h leitos ímpares.

Pai e avós estão suspensos as visitas.

Notícia por telefone a um único responsável (pai ou mãe) de 09h às 11h se não for visitar.

A mãe deve trazer sua própria garrafa de água.

Quando a mãe estiver internada no alojamento conjunto e o recém nascido internado na UTI ou UI neo o horário de visita é livre, dentro do período de 08 às 22h.



Orientações aos visitantes:
• Atenção à vestimenta dos visitantes. Não é permitida entrada de pessoas com camisetas, bermudas, mini-blusa, vestidos curtos, mini-saia, short, chinelo, boné e chapéu;
• Não é permitida a entrada de bolsas e sacolas. Os visitantes devem se organizar para cumprir a regra, pois o Hospital não dispõe de armários para a guarda;
• Lavar as mãos antes e depois de entrar e sair do setor;
• Antes de entrar, retirar todos os adornos (pulseiras, anéis, cordões grandes, alianças e outros) e estar em uso de máscara;
• Somente em casos especiais, as mães deverão utilizar o capote que será entregue pela enfermagem;
• Desligar o celular e evitar conversas desnecessárias. Os pais devem permanecer no leito do seu bebê, não podendo visitar outros leitos;
• Respeitar o silêncio no ambiente é fundamental.


 

Método Canguru
A UTI Neonatal disponibiliza as condições para efetivação do método Canguru, conforme protocolo de humanização proposto pelo Ministério da Saúde. Com setor denominado Enfermaria Canguru, a unidade visa a rapidez na melhora de seu estado condicional do bebê com, estimulado no contato pele a pele entre mãe e bebê. Para iniciar o processo é fundamental que o bebê internado na UTI Neonatal tenha pelo menos um quilo e meio e esteja clinicamente estável. Uma equipe de enfermeiras prepara a mãe para fazer o canguru sendo acompanhada pela médica responsável pela Unidade.
O contato da mãe com o filho começa aos poucos e o período vai sendo ampliado na medida em que o resultado vai sendo satisfatório para o bebê.


 

.