CARDIOLOGIA

Setor de Cardiologia do HMTJ

O Serviço de Cardiologia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) é o mais completo, na rede 100% SUS da região, e está disponível para receber qualquer paciente cardiopata. Disponibiliza, além de consultas em ambulatórios especializados, cirurgia cardíaca adulta e pediátrica, exames complementares, além de exames diagnósticos e terapêuticos, inclusive os de alta complexidade em laboratório de Hemodinâmica.

O Serviço de Cardiologia foi criado, no HMTJ, em 2013, com o início do funcionamento da residência de Cardiologia. Credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) e Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Residência forma profissionais qualificados ao atendimento da população como uma visão ampla da especialidade e já foram formados, desde então, 18 novos cardiologistas no HMTJ. 

A estrutura do hospital disponibiliza 290 leitos de internação, sendo 40 de UTI Adulto, 12 de UTI Neonatal e oito pediátricos. O Hospital disponibiliza de Serviço de Ecocardiografia (Transtorácico, Estresse e Esofágico), Teste ergométrico, Ultrassonografia, além de moderna estrutura para exames de imagem (Ressonância Magnégica, Tomografia Computadorizada e Raios-X). O Serviço de Fisioterapia atende aos pacientes hospitalizados e presta atendimento ambulatorial nas suas diversas especialidades, com Serviço de Reabilitação Cardíaca direcionado aos pacientes cardiopatas que passam pela Instituição.

O HMTJ atende pacientes do SUS de todas as faixas etárias, em regime ambulatorial e internação, sendo escolhido futuro centro de referência para cirurgia cardíaca pediátrica na região. Na condição de hospital filantrópico, presta relevantes serviços à comunidade local. É um campo de estágio importante para a formação de aluno pelo tipo de paciente atendido e por ser referência na área do SUS em todas as áreas de Clinica Médica. Suas parcerias, com destaque para o convênio que tem com a Faculdade de Ciências Médicas da Saúde (FCMS/JF – Suprema) desde 2005, propiciam a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, em condições que se aproximam da excelência na qualidade dos cursos da área da saúde, aglutinando diferentes campos de prática, que envolvem Unidades de atendimento primário, secundário e terciário à saúde contemplando diferentes segmentos e grupos populacionais.

O Hospital também é, atualmente, Centro de Referência no Tratamento de Acidente Vascular Cerebral na cidade de Juiz de Fora.

Ambulatórios

O Ambulatório de Especialidades do HMTJ atende à população com cerca de 40 especialidades médicas, Enfermagem, Fisioterapia e atividades do Serviço de Psicologia e do Serviço Social. Além de participar dos programas sanitários e de assistência, o Ambulatório tem por finalidade principal oferecer a prática e o aprendizado aos estudantes da área da saúde, em nível de graduação e pós-graduação. Na Cardiologia, os ambulatórios abrangem as triagens de Pediatria, Hipertensão, Arritmia e Cirurgia Cardíaca.

Cirurgia Cardíaca

Habilitado pelo Ministério da Saúde em alta complexidade em CI (cardiologia intervencionista) e CCV (cirurgia cardiovascular), o HMTJ assiste a toda a população de Juiz de Fora, além de municípios conveniados e da macrorregião Sudeste de Minas, que soma mais de 2 milhões de habitantes, além de pacientes via Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) de todo o país.

A Hemodinâmica (CI) iniciou seus atendimentos em 2015 e a cirurgia cardiovascular, em 2016, somando um volume, até outubro de 2022, de 4.416 procedimentos. Sendo que apenas uma equipe já realizou 62 cirurgias cardíacas este ano, retomando o atendimento dos casos pediátricos com nova estrutura disponibilizada recentemente na nova unidade de UTI Neonatal e Pediátrica.

O programa CNRAC, sofreu um hiato durante a pandemia, mas está habilitado a atender pacientes de todo o país, tendo recebido muitas crianças e adultos, em especial das regiões Norte e Centro Oeste, somando mais de 100 procedimentos realizados.

Hemodinâmica

Com moderno equipamento, e equipes experientes, a estrutura do serviço busca não só atender casos de rotina, tendo expressivo número de procedimentos infantis e de doenças estruturais do coração (CIV, FOP, PCA).

Recentemente, junto com a equipe clínica do Serviço de Cardiologia publicou artigo com caso inédito em Minas Gerais, apresentando sucesso de procedimentos de Denervação Renal. Pacientes refrativos a tratamento clínico com medicação, tiveram toda a investigação realizada na rede SUS e procedimento “pro bono” para correção de defeito na artéria renal que chegou a manter uma das pacientes com dez classes diferentes de medicações, múltiplas comorbidades em tratamento de hipertensão por 20 anos.